Pedido de Casamento: tudo o que precisa saber!

Ideia Genial

Já anda há algum tempo a pensar como fazer a mais importante pergunta para um casal enamorado? Como preparar o Pedido de Casamento?  Sonha com aquele lindo anel de noivado na mão da(o) escolhida(o)?

Está decidido(a) a pedi-la(o) em casamento. Mas começam as dúvidas, a falta de ideias, o medo de não conseguir falar. Anseia pelo momento ideal, para conseguir surpreender, para ser i-nes-que-cí-vel!  Afinal, o que mais quer, é ouvir “Siiiiiimm”.

Acompanhe-nos neste artigo preparado a pensar em si que precisa de ideias para pedir a mão da sua alma gémea em casamento.

Pedido de Casamento e Anel de Noivado, Preto e Branco

O que vai poder ler:

Depois conte-nos tudo, adoramos histórias de amor!

A origem do Pedido de Casamento

Nos dias de hoje, somos livres de casar com quem queremos. Mas nem sempre foi assim!

Até ao século XI os casamentos eram uma oportunidade para as famílias dos noivos aumentarem o seu poder económico e estabelecerem alianças económicas e/ou políticas. Os noivos não tinham qualquer liberdade de escolha.

No século XII, já era exigido o consentimento ou a concordância do futuro casal.

Séculos mais tarde, já os casamentos não eram “arranjados” pelos pais dos noivos. Passou “apenas” a ser exigida a sua autorização, principalmente do pai da noiva.

E assim nasce o tão famoso acto de “Pedir a Mão em Casamento”, um acto recheado de formalidades e com dotes à mistura.

Com a evolução da sociedade e a emancipação da mulher, as famílias dos noivos têm cada vez menos interferência, e a decisão de casar é um acto a dois: os noivos.

Cuidados a ter ao preparar o grande dia

Antes mesmo de planear como vai oficializar o noivado, como vai surpreender a sua alma gémea, certifique-se de que:

  1. Estão alinhados em termos de expectativas, sonhos e objectivos.
    Já conversaram sobre planos de uma vida a dois, sobre filhos, sobre finanças de um casal, sobre habitação? Pode até achar que o “sim” será a resposta, mas convém ter a certeza.
  2. Conhece a sua cara metade suficientemente bem para não a colocar numa situação embaraçosa. 
    Um Pedido de Casamento criativo, com convidados e numa praça pública, pode não ser o mais indicado para quem é tímido ou reservado e valoriza momentos mais íntimos. Assim, pense na outra pessoa e adapte o plano aos seus gostos e personalidade.
  3. Tem um orçamento definido.
    Claramente vai querer proporcionar um momento inesquecível. Não vai medir esforços para que tudo seja mágico, para conseguir ouvir um Wow, ver uma lágrima de emoção cair e sentir as famosas borboletas no estômago. Mas saiba que para conseguir tudo isso não tem necessariamente que gastar muito dinheiro. Por isso, defina primeiro quanto pode e quer gastar e adapte as suas ideias a esse valor.

Agora que o principal está pensado, pode focar-se no acontecimento em si. Como, quando e onde vai pedir a mão em casamento?

Aqui fica uma checklist do que tem que decidir para começar a delinear o plano:

  • Que tipo de Pedido de Casamento?

  • Testemunhas, sim ou não?

  • Quando?

  • Tem quem seja seu cúmplice e o ajude a preparar a surpresa?

  • Vai querer registar o momento? Tem quem o faça?

  • Vai oferecer um presente? Se sim, o quê?

Com as principais questões resolvidas, pode agora planear ao pormenor o seu Pedido de Casamento. Lembre-se sempre, não se trata de si, mas do casal.

Para ajudá-lo na tarefa, continue a ler e veja as nossas ideias, que desejamos lhe sirva de inspiração.  

Ideias e lugares para Pedido de Casamento

Ser pedida(o) em casamento com uma plateia a assistir não será para qualquer pessoa, mas será seguramente uma surpresa inesquecível para quem é mais extrovertido, sociável e sem problemas de exposição.

Assim poderá considerar um concerto, um espectáculo de circo, um flash mob, uma serenata, ou um jogo de futebol como um possível cenário para o grande momento. Quem não se lembra do Pedido de Casamento na bancada do Estádio Olímpico do jogo inaugural do Euro 2020?

Um exemplo de um pedido em pleno concerto é este que a RFM considerou como o Pedido de Casamento Surpresa mais impressionante de sempre. Não podíamos deixar de partilhar. Com a participação de Adele a cantar “Make You Feel My Love” de Bob Dylan, é impossível de dizer “não”!

Se já se conhecem desde o tempo de estudante, pondere contratar uma Tuna Académica e ajoelhe-se ao som de “Menina Estás à Janela” de Vitorino. Uma serenata, contratada ou cantada por si é sempre uma excelente opção. Carregada de tradição, elegância e romantismo.

Um último exemplo de pedido feito em público é este flash mob. Não deixe de ver! Um conjunto de pessoas reune-se quase que instantaneamente num ambiente público para uma curta apresentação artística, e rapidamente se dispersam depois de terminada, como se nada tivesse acontecido – é o flash mob. Ninguém fica indiferente!

Se preferir algo mais intimista, mas ainda assim partilhar o momento com quem lhe é mais querido, pondere aproveitar o aniversário da(o) futura(o) noiva(o), para organizar uma festa surpresa e na altura de lhe oferecer o presente fale o que lhe vai na alma! O Reveillon, ou uma festa de família poderá também ser uma boa altura.

Para um Pedido de Casamento a dois deve pensar muito bem no local e na envolvente.

Empenhe-se em criar um cenário romântico. Poderá ser mais clássico ou mais divertido, num local mais ou menos intimo, em terra, mar ou ar. O importante é ser mágico.

E não se esqueça: adapte o plano à personalidade da outra pessoa, ao orçamento e à logística necessária.

Aqui ficam algumas sugestões:

Muitos casais aproveitam as férias para formalizar o noivado.

Outros há que marcam viagem com esse propósito.

Se for o seu caso, deixamos-lhe aqui sugestões de lugares icónicos:

Texto e Músicas para acompanhar o momento

Por esta altura já deverá ter decidido o local e a data. Também já tratou de arranjar cúmplices para organizar a surpresa. É hora de pensar em mais 2 questões: o que vai dizer e ouvir?

Preparamos algumas frases para se inspirar e “treinar” para a hora H.

Selecionamos também algumas músicas que poderá usar para tornar o momento ainda mais romântico.

15 Músicas para pedido de casamento

Organizar um Pedido de Casamento Original pode ser trabalhoso e dispendioso.

Para algumas pessoas, nomeadamente homens, é um formalismo desnecessário. Mas para grande parte das mulheres continua a ser um momento marcante e necessário numa relação a dois. Por isso não desista!

Se preferir contrate uma empresa. Já existem no mercado ofertas muito interessantes de organização de eventos deste género: Mundial Eventos, Golden Moments e Grand Ideia.

Espero que este artigo o tenha ajudado!

Se já viveu este momento com a sua cara metade, conte-nos tudo nos comentários 🙂 , e inspire outros candidatos a noivos! 

Partilhe este artigo com os seus amigos

Ideia Genial

Sobre a Ideia Genial

Artigos para eventos feitos à mão com amor.

Dos convites às lembranças, dos complementos aos agradecimentos, criamos a identidade visual de casamentos, comunhões ou batizados, e damos corpo às ideias de quem nos procura.

Somos criativos, designers e artesãos. E em cada trabalho projectamos a nossa paixão por eventos.

Compromisso, transparência, profissionalismo e rigor fazem parte do nosso ADN e só assim conseguimos cumprir a nossa missão: contribuir para uma festa de sonho!

A Newsletter Genial

Mensalmente, na sua caixa de correio, novidades, promoções, dicas e ideias.
Não vai querer perder!

Ao subscrever está a ceder-nos os seus dados. Pode anular a subscrição a qualquer momento.

Leia mais sobre a nossa política de privacidade.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *